quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Shopping Pelotas: Um incentivo ao empreendedorismo...

    Hoje nós vamos falar sobre um assunto que movimentou o povo e a economia pelotense - a criação do Shopping Pelotas. Pelotas, uma cidade com mais de 300 mil habitantes é a última cidade desse porte do país a inaugurar o seu primeiro shopping – realizando um desejo antigo de seus moradores.
       Além de proporcionar um comércio variado, com marcas ainda não vistas na cidade, a abertura desse estabelecimento gerou novas oportunidades de empregos. Desde a parte da construção (pedreiro, mestre-de-obra, etc), atendimento/vendedor para as lojas, até os empreendedores que investiram seu capital na abertura de novas lojas ou franquias.
      Muitos desses empreendedores são locais, incentivando a nossa economia e alguns casos fortalecendo marcas locais. Esse caso pode ser visto na abertura da Livraria Vanguarda, e do Empório Gelei - loja dedicada à venda de cervejas gourmets. E também a outros casos de aberturas de franquias com capital local.
    Um ponto que deve ser destacado é que Pelotas passou muito tempo com sua situação econômica estagnada, com poucos investimentos, muitas falências e recessão econômica. E isso só foi mudar com o incentivo no polo naval de Rio Grande, e o crescimento imobiliário local.
    Esse boom imobiliário ainda esta presente, assim, acredito que a cidade tem que aproveitar a estabilidade que esse setor está disponibilizando para a economia local, e investir em outros setores, como o turístico. Tirando um pouco o foco para os empreendimentos imobiliários, passando a investir mais na atualização/modernização da cidade. Visto que Pelotas é uma cidade central na Região sul, e por sua vez, pode atrair facilmente a população de cidades vizinhas.




                                                                                                           Valentina Farias Tramontin
                                                                                  Consultora do Administrativo-Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário